Twitter da FBPF Youtube da FBPF

Fédération Brésilienne des Professeurs de Français

Federação Brasileira dos Professores de Francês

Pour le droit à l’Éducation plurilingue au Brésil – Lettre de la FBPF

Em nome da Federação Brasileira dos Professores de Francês e das Associações de Professores de Francês dos Estaduais e do Distrito Federal, reivindicamos o direito de uma educação plurilingue no Brasil, que contemple não somente um idioma na Educação Básica ou a obrigatoriedade de dois idiomas, mas a autonomia para opção da língua estrangeira/adicional a ser estudada de acordo com o contexto histórico-social e educacional do Estado e do Distrito Federal.

A obrigatoriedade de um ou dois idiomas na Educação Básica, em detrimento de outros, sobretudo em um país com dimensões continentais, que faz fronteira com países de língua francesa e de língua espanhola e que recebeu influências de diversos continentes ao longo de sua história, significa cercear o direito à educação plena das crianças e jovens.

Somos pela Educação Plurilingue no Brasil e solicitamos a Audiência Pública prevista no Requerimento n. 78 – 2021 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados a fim de debatermos esta questão conjuntamente.

Em nome da FBPF e de suas associadas no país,

Denise Gisele de Britto Damasco
Présidente de la FBPF
Bureau 2020/2022


Abra em PDF


Carta Aberta da Federação Brasileira dos Professores de Francês pelo Direito a uma Educação Plurilingue

Partager!